Staffer Group BR™

Fórum interativo totalmente gratuito!

/* Widget *//* Resposta rápida bloqueada */
Cadastre-se
→ Crie a sua conta

 VisualizaçõesPermissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum


CurtirDiretório deste fórum:
Fóruns » Principal »  » Tutoriais » Programação Externa

#1
 D'Leandro™

avatar
Fundador
Recadinho: Antes de começar este curso eu gostaria de informar que acompanhar ele não vai te tornar um expert em programação. mas com certeza irá te dar umas dicas sensacionais se você realmente quer aprender sobre este assunto. Caso queira acompanhar seja bem vindo e comente cada tópico, pois seu comentário é o que me da motivação para continuar postando!
Caso queira retornar ao índice inicial do curso, clique neste link.

O que é lógica?
Lógica, na definição da palavra, está relacionada a coerência e a raciocinalidade. Podemos relacionar lógica com a "correlação do pensamento" ou com a "arte do bem pensar" ou até que é a "ciência das formas de pensamento". Como a nossa razão pode funcionar de forma desordenada, podemos dizer que a lógica estuda e ensina a colocar "ordem no pensamento".

O que é Lógica de Programação?
A Lógica de Programação é "o uso correto das leis do pensamento, da ordem da razão e de processos de raciocínio e simbolização formais na programação de computadores, objetivando a racionalidade e o desenvolvimento de técnicas que cooperem para a produção de soluções logicamente válidas e coerentes, que resolvam com qualidade os problemas que se deseja programar". (Forbellone / Eberspächer, 2005)

Sintetizando, podemos dizer que a Lógica de Programação nada mais é que o uso da lógica para a programação (Um tanto óbvio). Como assim? Devemos utilizar a lógica, levando em conta que o computador irá fazer exatamente o que você disser para ele fazer.

O que é um Algoritmo?
Um algoritmo (Por alguns, chamado de Portugol, ou pseudo-linguagem) nada mais é que uma sequência de passos a serem seguidos para que se possa atingir um objetivo. Um exemplo extremamente comum de algoritmo é uma receita.  Nela são escritos os passos para que se chegue ao resultado. Algoritmo é uma sequência de passos para chegar a um resultado esperado.

De que maneira representamos o Algoritmo?
Existem diversas formas de representar um algoritmo. As formas gráficas, na forma de fluxograma, são mais puras por serem mais fiéis ao raciocínio original, porém, é necessário conhecer as convenções gráficas de cada algoritmo, além do fato de ser extremamente trabalhoso quando se trata de um algoritmo maior.

Então, utilizaremos a forma textual dos algoritmos para escrevê-los.

Bom, essa foi a introdução A lógica de programação. Recomendo que, para quem deseja estudar mais a fundo, leia o livro Lógica de Programação: A Construção de Algoritmos e Estruturas de Dados de André Luiz Villar Forbellone e Henri Frederico Eberspächer.

Este artigo foi escrito por Rafael Toledo e publicado no site rafaeltoledo.net
Bons estudos!
Ver perfil do usuário