Staffer Group BR™

Fórum interativo totalmente gratuito!

/* Widget *//* Resposta rápida bloqueada */
Cadastre-se
→ Crie a sua conta

 VisualizaçõesPermissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum


CurtirDiretório deste fórum:
Fóruns » Principal »  » Tutoriais » Programação Externa

#1
 D'Leandro™

avatar
Fundador
Recadinho: Agora você está no 1º estágio do nosso mini curso, eu aconselho que você procure esta parte em especial pela internet ou livros, faça suas pesquisas, entenda isso antes de passar para a próxima parte.
Caso queira retornar ao indice inicial do curso, clique neste link.

Hoje iremos tratar de um assunto de extrema importância no mundo da informática: Os Sistemas de Numeração. Muitos podem pensar: -Mas pra que saber disso? Todos nós estamos acostumados a utilizar o sistema decimal. Porém, na informática, os sistemas binário, hexadecimal e octal são amplamente utilizados. Portanto, para se tornar um bom programador, é muito importante que você conheça estes sistemas e suas equivalências.

O Sistema Decimal
É o nosso sistema “padrão”. Também conhecido como base 10. Cada casa decimal vai de 0 a 9 (ou seja, dez dígitos). Dessa forma,  regra de equivalência é a seguinte:

256 = 2 x 10^2 + 5 * 10^1 + 6 x 10^0 = 256 (o ^ significa ‘elevado a’)

O Sistema Binário
É o sistema padrão dos computadores. Os binários são conhecidos também por base 2. Nesse sistema, só existe 0 e 1 (por isso, base 2 – dois valores diferentes, entenderam a lógica?). Esse sistema é também utilizado em eletrônica, onde o 0 significa corrente baixa ou ausência de corrente e 1 corrente alta. Para encontrar a equivalência é o seguinte:

100101 = 1 * 2^5 + 1 * 2^2 + 1 * 2^0 = 16 + 4 + 1 = 21 (em decimal)

O Sistema Octal
O sistema octal (ou base 8) é utilizado (ou foi, hoje não é tão amplamente utilizado) na informática como uma forma de “simplificar” o sistema binário (cada dígito octal corresponde a 3 dígitos binários), tornando a sua escrita mais fácil. Neste sistema, os algarismos vão de 0 a 8. Segue um exemplo de conversão para decimal:

147 = 1 * 8^2 + 4 * 8^1 + 7 * 8^0 = 64 + 32 + 56 = 152 (em decimal)

O Sistema Hexadecimal
O sistema hexadecimal (ou base 16) é amplamente utilizado em informática como uma forma ainda mais reduzida que os octais de simplificar a representação de números (cada algarismo de um número hexadecimal corresponde a 4 dígitos binários). Neste sistema, os algarismos vão de 0 a 9, além das letras A, B, C, D, E e F (que representam os valores decimais de 10 a 15). Segue um exemplo de conversão para decimal:

1AE = 1 * 16^2 + 10 * 16^1 + 14 * 16^0 = 430

Bom, estas informações sobre conversões e equivalências são apenas informativas, pois sempre que você precisar, basta utilizar a calculadora do Windows no modo científica e alternar entre os modos Decimal, Octal, Hexadecimal e Binário.

Este artigo foi escrito por Rafael Toledo e publicado no site rafaeltoledo.net
Bons estudos para todos e até a próxima!
Ver perfil do usuário