Staffer Group BR™

Fórum interativo totalmente gratuito!

/* Widget *//* Resposta rápida bloqueada */
Cadastre-se
→ Crie a sua conta

 VisualizaçõesPermissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum


CurtirDiretório deste fórum:
Fóruns » Principal »  » Tutoriais » Programação Externa

#1
 D'Leandro™

avatar
Fundador
Recadinho: Oi gentê! Você sabe oque é Variáveis e Constantes? Não? Então preste atenção neste artigo porque ele será muito útil para você quando começar a programar!
Caso queira retornar ao indice inicial do curso, clique neste link.

O conceito de Variáveis e Constantes. As variáveis e constantes são valores presentes nos programas que compõem cálculos, condições, laços de repetição, enfim, estão presentes em todas as partes do programa, em todos os programas.

O que seria então uma variável? Como o próprio nome diz, variável é uma valor mutável ao longo da execução do programa. Este programa poderá ser lido do teclado, poderá ser obtido de um hardware, poderá ser manipulado dentro do código, dentre outras inúmeras utilizações. Toda variável precisa ter o seu tipo definido, para que o programa possa reservar na memória a quantidade necessária de espaço.

Além do tipo, a variável precisa de um rótulo ou um nome que a identifique dentro do programa. É através desse rótulo que ela será referenciada em todo o programa.

A variável, antes de ser utilizada, precisa ser declarada. Na declaração, definimos o rótulo e o tipo da variável. Exemplo:
Código:
[Declaração de Variáveis]
soma : Real
inicial : Caracter
idade : Inteiro
Dessa forma, após a declaração, sempre que utilizarmos, por exemplo a palavra soma, estaramos referenciando a variável com o nome soma.

Com as constantes, acontece de forma semelhante, com a diferença de que o valor será afixado no início do programa e não poderá ser alterado. Em algumas liguagens, não é necessário dizer o tipo da constante. Aqui vai um exemplo da declaração de constantes:
Código:
[Declaração de Constantes]
Maximo = 50
Dolar = 2,45
Dessa forma, neste exemplo, se referenciarmos Maximo durante o nosso código, estaremos, na verdade, referenciando o valor 50.

Aproveitando o assunto, a seguir temos o esqueleto de um algoritmo. Nos próximos posts começaremos a escrever alguns e deixarei alguns exercícios, para quem desejar treinar os conhecimentos.
Código:
[Esqueleto de um Algoritmo]
 
Título_do_Algoritmo
 
[Declaração de Constantes]
 
[Declaração de Variáveis]
 
[Processamento]
Obviamente, um algorimo não se resume apenas a isso. Porém isso será o suficiente para um início de conversa.

Espero que tenham entendido os conceitos de variáveis e constantes, seu uso e declaração. Qualquer dúvida, é só deixar nos comentários!

Este artigo foi escrito por Rafael Toledo e publicado no site rafaeltoledo.net
Abraço a todos!
Ver perfil do usuário